Pessoas Queridas

03 setembro 2009

E ainda não chegou a Primavera, heim!


Mas já está sendo anunciada sua chegada aqui em casa! A quantidade de flores que surgem a cada dia no meu quintal me faz sorrir mesmo em dias nublados, em que o sol não vem nos visitar.
Essa foi a primeira a chegar, é um exemplar de 'cattleya labiata', elas são enormes, perfumadas, chegam rápido, mas vão embora rápido também, essas duas desabrocharam tão unidas que mal conseguiram abrir totalmente.
Essa linda é a 'arundina bambusiflora', conhecida como orquídea-bambu, minha muda ainda é pequena, mas ela sempre tem flor.
Essa linda amarela e uma 'Phalaenopsis', especialmente esta tem as pétalas cerosas como se fosse uma suculenta.
Esta lindinha é a 'dendrobium nobile' conhecida como olho-de-boneca, acho que é a mais conhecida das orquídeas, rústica e de fácil cultivo.
Outra 'dendrobium nobile', esta é branquinha  e irmã caçula das outas, ainda esta abrindo os botões.
Esta foi minha primeira orquídea, uma 'phalaenopsis' branca de listras rosa...um dengo meu!
Essa fofura é a 'paphiopedilum sp', conhecida como orquídea-sapatinho, morro de amores por ela, mas ela me esnoba um pouco, só aparece quando quer, tem ano que ela se nega a aparecer na primavera, já fiz de tudo...vai entender...
Mais uma 'phalaenopsis', que fica no muro do corredor de casa, vendo assim na foto não parece verdadeira...mas é!
Esta 'phalaenopsis' também fica no muro ao lado da de cima.
Uma 'bromélia epífita', alguns a consideram bem sem-vergonha por sua popularidade, mas eu particularmente gosto muito delas,essa especialmente o marido trouxe de uma árvore arrancada da antiga casa do meu avô, uma recordação dos tempos de menina.
Esta é a 'schlumbergera truncata', conhecida como flor-de-maio ou flor-de-seda, tenho várias no quintal e de várias cores, apesar de estar em baixa temporada, eu quis mostrar uma particularidade dela que algumas pessoas não conhecem...então, acompanhem.
Depois que a flor cai o que sobra é este pequeno cabo de onde ela sai, ele a princípio é verde como o da direita e com o passar dos dias vai se tornando maior, arredondado e rosado, até que fica num tom de rosa bem forte como este da esquerda...
 
...quando é delicadamente retirado e apertado, solta suas sementes com um líquido viscoso, este líquido é responsável pela nutrição e fixaçao da semente em um novo ambiente...
...é aí que entra sua mãozinha para ajudar a natureza.
Dê uma cavadinha, com as mãos mesmo, no xaxim ou no substrato em que a planta está alojada, aperte delicadamente o cabo amadurecido...
...vai ficar assim como na foto, então feche o buraco feito no xaxim ou cubra com o substrato, faça regagem periódica e aguarde.
Na próxima temporada voce terá bebês  no seu quintal, ainda não deste tamanho, porque estes têm mais tempo, serão menorzinhos, mas serão frutos do seu cuidado e amor.
Um ótimo restinho de semana a todos e espero que o meu pedacinho de quintal tenha alegrado os corações aí do outro lado, até os corações em luto...

6 comentários:

  1. O queeee?? Vc tem essas maravilhas no seu jadim?? Lindas...eu adoro orquídeas!! Aqui em casa sempre tem uma...comprada, mas tem!! Vou postar lá a última que ganhei do meu marido...que tbém adora!!
    Bjs...
    Jad

    ResponderExcluir
  2. oi Daniela

    Se eu fosse um passarinho iria morar no teu jardim...que maravilha!!!
    Amei também a cor da parde!!!

    bjus e um ótimo feriadão
    ana maria

    ResponderExcluir
  3. Danny, por essas e outras vc é minha bióloga predileta. Parabéns, cultivar orquídeas é uma arte para poucos!!!Lindas!

    ResponderExcluir
  4. oi Danilela

    Fim agradecer teu recadinho,ainda não sai de casa.
    Gosto muito da claudia também e se ficar com o segundo lugar já fico muito feliz!!!E se não ganhar o importante é a brincadeira.Via chegar minha hora de escolher e também vou estar numa saia justa..
    bjus e um ótimo feriadão!!
    ana maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!
    Quanta flor linda no teu jardim...
    Deve ser uma delícia ficar perto desta maravilhosa naturesa, né?
    É bom demais, e feliz daqueles que tem um cantinho verde na sua casa.

    Um ótimo fim de semana e feriadão pra vc querida!

    BjOs.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida,
    adorei as fotos, os comentários, seu jardim, suas orquídeas...não me canso de dizer( escrever) que amo tudo que você faz. Sabe que botânica nunca foi meu forte, aliás odiava..rss mas parece que você, ao contrário de mim, tem tudo de bom, tudo é o seu forte.
    Adoro te elogiar e dizer o quanto te admiro :)
    Love you

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!