Pessoas Queridas

26 janeiro 2010

Disciplinando para a vida

Ola pessoal
Atendendo a pedidos estou postando as regras de disciplina que alguns pais me pediram. Aqui em casa tudo começou quando meu primeiro filho nasceu, eu assistia a Super Nanny na TV e via que seus métodos de educação com os menores funcionava bem, logo em seguida a editora OnLine começou a publicar a revista "Super Nanny" que depois da sua 14° edição deixou de existir.
Então eu munida das quatorze revistas, montei um esquema baseado nos métodos da Super Nanny que agora com prazer transmito a voces.
 

Essas placas de disciplina encontrei na net a algum tempo atrás, são tão boas quanto as que acompanham as revistas.

Placas de Disciplina: As que vieram como parte integrante das revistas eu uso na parede da minha cozinha(lugar onde a criança tenha acesso), esses seis casos são os mais frequentes aqui em casa por isso dei prioridade a eles. 

Tapete da disciplina: Funciona assim, apresente as placas de disciplina à criança (que deve ser maior de 2 anos, pois só a partir dessa idade ela tem maturidade para entender e obedecer a disciplina), explique cada uma delas e diga que a partir de hoje essas são as regras da casa, que voce espera isso dela e a qualquer desobediencia ela irá sentar-se no tapete da disciplina (1 minuto por ano da criança, ex:4 anos=4 minutos) para pensar sobre o que fez de errado. A mãe deve advertir umas duas vezes, aí então leva a criança ao tapete, explica por que ela vai ficar ali e sai, se a criança relutar a acatar a disciplina, a mãe sem dizer nada ou dizendo apenas "senta" (Super Nanny diz que uma vez falado não precisa falar novamente, a criança já entendeu e ficar falando sem parar se torna cansativo), deve levá-la de volta até que a criança fique o tempo determinado, quando terminar o tempo , a mãe se abaixa na altura da criança(Super Nanny sempre diz que devemos ficar na altura da criança quer seja para repreender, quer seja para elogiar e parabenizar) e a faz entender o motivo de ter ficado no tapete da disciplina, lhe pede um beijo , um abraço e não toca mais no assunto.
Esse tapete comprei numa lojinha e apliquei esses desenhos em feltro, ele fica no chão da cozinha em baixo das placas de disciplina.(pode-se usar um banquinho se achar mais apropriado, mas nunca deve ficar no quarto da criança!)

Quadro de incentivo: Aqui em casa funciona assim, quando ele obedece as regras de disciplina lá de cima(pelo menos a maioria delas) durante o dia, à noite o helicóptero sobe uma nuvem(uma nuvem por dia), quando ele chega na última nuvem meu filho pode escolher um brinquedo que fora antes confiscado(conforme a Super Nanny, toda vez que a criança obedecer ou tiver qualquer atitude correta, devemos a elogiar sempre, o elogio é o maior incentivo).
                              

Caixa de confisco: Antes de estabelecer as regras de disciplina em casa me sentei com meu filho e disse que separasse os brinquedos que mais gostava, aí então os coloquei nesta caixa e expliquei que ele teria que conquistá-los, como? obedecendo as regras de disciplina seu helicóptero vai subir até o sol e voce poderá escolher um brinquedo da caixa de confisco. A nossa fica em cima do guarda-roupas das crianças.
Quadro de incentivo: Esse quadro de incentivo eu fiz quando meu filho tinha 2 anos e precisava sair das fraldas, em 15 dias ele passou a usar o banheiro como um mocinho. Funcionou assim, ele já sabia o que era xixi e cocô e avisava quando sujava as fraldas, comprei um redutor de acento e coloquei um degrau pra ele alcançar o sanitário(seu pediatra disse que era melhor treiná-lo no sanitário porque crianças que deixam as fraldas por um penico, as vezes não usam o banheiro fora de casa) e expliquei que xixi/cocô era pra fazer ali como todas as pessoas fazem, pra me avisar quando quizesse fazer que eu iria com ele e que cada vez que ele fizesse xixi ganhava uma bola de futebol para por no quadro, e quando fizesse cocô ganharia um jogador, tirei a fralda e paguei pra ver.
É fato que os primeiros ensaios são difíceis, mas quando ele ganhou a primeira bolinha ficou tão feliz que o estimulou a ganhar mais, quanto ao cocô não foi fácil, ele segurava pra não fazer, daí fiz uma dieta laxativa que deu jeito nisso e foi do mesmo jeito, feito a primeira vez os outros foram festa. Este quadro eu mesma fiz em feltro, os menininhos de madeira eu já tinha, apenas os pintei com roupinhas de futebol, as bolas são botões que tirei o ganchinho de trás e colei velcro assim como nos jogadores. 
Ser pai e mãe não é fácil, mas não há vida melhor que essa, por mais que tudo a princípio possa parecer impossível de fazer, doloroso demais pra nós pais, dar limites as crianças é dar amor, criança se sente segura com disciplina. Então não desista, não desista de seus filhos, eduque desde cedo para a vida toda!


Pós-post: No blog Linha Educacional Super Nanny vende alguns produtos da linha da Super Nanny.

22 comentários:

  1. Dani, isso é tudo que eu estou precisando meu filho está demais amiga afe...
    obrigada pelas dicas adoreiii

    ResponderExcluir
  2. oi dani! adorei - que mãe fantástica! eu sempre assistia a super nany com meus filhos já grandinhos só prá eles verem que o que eu fzia estava certo - claro que eu nao tinh feito tudo como ela - aprendi muito com ela- as vezes(muitaas) perdia as redeas e era só gritaria aqui em casa - até ver que não adianta nada , é conversa , um castigo (tirar uma coisa que eles gostem)
    a minha filha de 12 anos que é intelgente mas tem uma preguiça de estudar já está avisada - tirar uma nota ruim na escola que tiro do volei(é a morte prá ela)! é isto a´dani- não é fácil ser mãe e pai- se fosse deixar largados é mais fácil - que nem animais- mas a gente diz mais nã do que sim - e e´cansativo ser mãe 24 horas por dia - mas agora eu vejo a recompensa - tenho um rapaz de 18 anos que um exemplo de filho, e uma adolescente de 12 que é meio atrevidinha , mas de um coração - mas de vez em quando o castigo tem que funcionar ainda e haja conversas!
    parabéns -adorei teu post
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani

    Eu não tenho filhos, mas eu assisto a Super Nanny sempre que posso.
    Achei o máximo você passar as suas dicas pra nós :)
    Assim quem tem filhos pode fazer, e quem ainda não tem, como eu, já sabe que funciona e pode usar no futuro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Amei.....preciso muito deste tipo de ajuda,pois tenho uma unica filha e embora ela tenha suas regras e limites...as vezes eu não consigo manter a disciplina muito tempo,fico com pena.....mas e necessario limites...eles precisam e nos também.....posso imprimir....vou colar na parede do quartinho dela e na cozinha.
    Beijos
    Deusa
    http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,

    Vc é um barato, estou rindo aqui Amiga, lembrando da época que eu assistia Super Nany todos os domingos, o tapete da disciplina é o máximo, me lembro bem que ela dizia que o castigo era relativo à idade da criança, com 5 anos = 5 minutos no tapete. kkkkkkkkk

    Tem coisas que uso aqui em casa também, mas acho que com uma filha só é bem mais fácil.

    Adorei as dicas e obrigada por relembrar os velhos tempos!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  6. Lindas, podem e devem copiar a vontade! Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!

    Adorei!!! encontrar seu blog, essa postagem é tudo! Montei um apostila com o que escreveu para conversar calmamente com meu marido, vou colocar em prática com meu filho de 2 anos que está nessa fase de tirar fraldas, e muito ancioso!
    Preciso ter disciplina e organização.

    VAleu!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei o su blog... posso até aplicar com os meu alunos.. isso era tudo que estava precisando!
    Assina layce
    Qualquer novidade me envie para o email layceferre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tbm adorei seu blog, vou pegar varias dicas.. hehehe. Queria deixar a dica do incentivo pro xixi e cocô. Aqui em casa fiz um papel colado na parede do banheiro e comprei um monte de adesivos. Quando ele fazia xixi no vaso ganhava o direito de colar um adesivo no papel, ele adorou e em uma semana estava adaptado sem fraldas. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela sua iniciativa e dedicação....as informações são úteis e o seu blog é muito lindo,criativo ...era exatamente o que procurava,assim como outras mães que adoram as dicas da Supernany e estão desesperadas pelas placas aqui encontrarão ...muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. ralei pra achar isso na internet heim, muito obrigada vc fez um grande bem a muitas mães!

    ResponderExcluir
  12. Então Daniela .... OBRIGADÃO! Sou a Avó da Helô e a Mãe da Helô pediu para eu 'achar' as placas da educação. Tarefa difícil! Mas achei VOCÊ! E um montão de coisa boa! Como a minha neta está um pouco rebelde, o jeito é 'CONFISCAR' e dar destaque nas REGRAS, não é? Ela tem 2 anos e está complicando a vida da Mãe dela! A minha continua tranquila com ela e eu não dou moleza.
    Mais uma vez .... OBRIGADA QUERIDA! Quem sabe eu volto com uma dica pra vc!?
    Beijos!
    Joana >>>> A Vó da Helô

    ResponderExcluir
  13. me passa essa dieta laxativa por favor...

    ResponderExcluir
  14. Nossa seu blog é muito fofo mesmo! Que post MARA!!!! Amei as dicas. Talvez aplique com minha sobrinha que está terrível!!! Bjus! Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi estou querendo aplicar as regrinhas com minha filha mas ela só tem 1 ano e 10 meses,será que já entende? Mas não sei como fazer, nem onde afixar. E tbém queria fazer o quadro de incentivo e caixa de confisco, será que ela tbém entende? Mas não sei como posso fazer, como fazer com que ela entenda.
    A principio queria fazer o quadro pra ver se ela fica na cama a noite e durma sozinha sem minha presença no quarto e não ande a noite toda me chamando como tem feito ultimamente, mas tentei dar estrelinhas a ela e não adiantou, ela não me entendeu. Pode me ajudar? Obrigada, Juliana

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Cristiane e estava pesquisando as regras que a Supernanny aplicava no programa de TV e encontrei o seu blog. Por isso, quero te dizer que gostei muito do seu blog.
    Portanto, gostaria de te fazer uma pergunta: será que posso copiar e colar e depois imprimir as regras "Disciplinando para a vida" no meu computador? Porque pretendo aplicá-las e também é para ajudar os pais de um aluno.
    Atenciosamente,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Cristiane e estava pesquisando as regras que a Supernanny aplicava no programa de TV e encontrei o seu blog.
    Gostei muito do seu blog e por isso gostaria de te fazer uma pergunta: será que posso imprimir as imagens das regras do "Disciplinando para a vida"?
    Porque sou professora e quero aplicá-las com meus alunos e também é uma forma de eu ajudar os pais destes alunos.
    Atenciosamente,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris, fique a vontade para copiar as placas de disciplina e usar com seus alunos, bjs da Dani...

    ResponderExcluir
  19. Olá Dani,
    Muito obrigada!
    Pode deixar que vou usar as placas.
    Atenciosamente,
    Cris

    ResponderExcluir
  20. Olá Dani,
    Muito obrigada!
    Pode deixar que vou usar as placas e com maior cuidado.
    Atenciosamente,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  21. Como faço pra educar minha filha de um ano, sem bater? Ela nao sabe falar, mas quando falo que nao pode alguma coisa, ela faz mesmo assim.
    O que faço?

    ResponderExcluir
  22. Ai estava louca por essas placas..peço licença para copiar...beijus

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!