Pessoas Queridas

29 setembro 2009

Desejo e Admiração

Desde quando comecei a me interessar por quadros, pinturas e gravuras, tenho uma certa paixão pelas obras de Portinari. Não sei bem o porquê, acho que me indentifico com a paixão pela simplicidade que ele sempre demonstrou em suas obras.
Cândido Portinari foi simplismente um gênio e não só um artista; a grandeza de sua sensibilidade em retrartar a beleza de um povo sofrido, é um dom.
 
Portinari nunca se envergonhou em mostrar ao mundo sua terra e seu povo.
Felismente viveu para ver sua glória, foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

...mas infelismente nenhuma das obras acima são minhas, infelismente mesmo, por que eu seria muito feliz se tivesse pelo menos uma delas...
 (Papai Noel se estiver lendo o meu blog deixe-me ao menos em gravura uma obra de Portinari, me comportei bem este ano e por isso mereço!)
Por outro lado tenho algumas obras de ilustres desconhecidos, mas que amo tanto quanto os Potinaris desejados.
Este quadro fica na entrada da minha sala, achei-o jogado num canto de uma lojinha aqui do bairro, e nem estava à venda, bati o olho e amei, a dona da lojinha disse que era muito velho e estava na família à anos sendo empurrado daqui-pra-li, e ninguém queria mais...OPA!...Eu quero! Comprei por uma ninharia e hoje ele é feliz na minha casa.
Ah! Ele não é madeira envernizada como parece, ele é todo feito à cobre, batido(martelado) à mão, e com a estrutura de madeira.
Esses na verdade são quatro, o outro esta em outra parede que não fotografei, foram talhados em madeira por um artesão de São Vicente/SP, que expõe seus trabalhos à beira mar na Praia da Biquinha.

A quem interessar:
Cândido Torquato Portinari morreu aos 59 anos
vítima de intoxicação por chumbo das tintas que utilizava. 
.......

Uma ótima semana a todas...

4 comentários:

  1. oi Dani

    Lindas suas artes!!!
    estava com saudades das tuas postagens.

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    Eu gosto demais de Portinari também.
    Gosto destas imagens que retratam os escravos, negros... gosto da nossa cultura.

    BjOs,

    Re.

    ResponderExcluir
  3. Danny, se ama o Portinari planeje, coloque as crianças e o Zé no carro e parta rumo à Brodoski...lá vc respira o gênio;a casa da infância, os objetos pessoas, as pinturas feitaas nas paredes da própria casa...tudo maravilhoso...estive lá há muitos anos e foi maravilhoso!Meus sonhos estão mais distantes, Van Gogh me fascina, me abala mesmo...adorei a decoração!

    ResponderExcluir
  4. dani visito sempre seu blog ,mas nao deixo comentario mas estou começando a deixar agora acho tudo muito lindo com cara de casa mesmo um bjok !!!!!

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!