Pessoas Queridas

07 outubro 2009

Mais que Mãe

Com o Dia das Crianças se aproximando tenho pensado e refletido sobre um texto que recebi por email de uma amiga que dizia assim:

imagem da net

"Mãe desnecessária"
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista esta frase e ela sempre me soou estranha. Até agora. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha interna hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a supermãe que todas temos dentro de nós, lembro da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isto. Ser 'desnecessária' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vinculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância e na divergência, no sucesso ou no fracasso, com peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis. Pai e mãe solidários criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser desnecessários, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidem atracar.
(Marcia Neder)
Uma hora, esse dia chega
pra todas nós.....

imagem da net

Pense nisso...

11 comentários:

  1. Oi Dani!
    O texto é muito bonito!
    Adorei sua opinião no post do quarto, mas o tecido não será chita (acho que nem o da foto é), será o tricoline, que dá um acabamento melhor e é bem mais resistente, já que pretendo grampear o tecido na porta. Estou super animada e já estou preprarando a mesinha amarela.
    Uma ótima tarde!
    BjOs,

    Re.

    ResponderExcluir
  2. Que linda mensagem!!!
    Dani, mudou a template novamente?!!! rsrsrs
    Gostei do passarinho, uma graça, ele é de TNT cereja né?! Que chique, mas vou te dizer uma coisa, ele é um passarinho xereta, vc percebeu que ele coloca o bico em tudo?... Parece a filhinha curiosa da Quiane!... kkkkk.... Adorei
    Beijinhossss
    Carine

    ResponderExcluir
  3. oi Dani

    Primeiro tenho que falar que gostei muito do novo fundo do blog,eu quase coloquei ele no meu na troca que fiz quase agora.
    Há uns 2 meses atras meu filho de 17 apareceu com a historia de fazer vestibular par outra cidade. Na hora levei um susto.,mas conversando com meu marido , acabamos concordando.Procuramos dar uma ótima educação e agora é a hora de confiar no que ensinamos.
    Agora está nas mãos do destino. Se ele passar já vai sair de casa e com certeza vai ser uma misto alegria e saudades.

    bjus querida
    ana maria

    ResponderExcluir
  4. Aiiii...já pensei nisso...na verdade penso direto...mas tento ser desnecessária o quanto posso desde já !!!! Enfim é a vida né !!
    Beijim

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Primeira vez que venho a seu Blog e me deparei com essa mensagem lindissima.
    Pra mim mãe é isso mesmo.
    Amar é ensinar e criar para o mundo
    Parabens!!
    Adorei bjusss

    ResponderExcluir
  6. Assino embaixo! Já dizia Kahlil Gibran "...os filhos vem de vós, mas não pertencem a vós...os filhos são para o mundo...etc...etc...
    Li a mensagem e fiquei emocionada...talvez porque hj meu bebê teve a primeira febre...o primeiro dodói.Qdo ele nasceu, nasceu tbém uma mãe...desesperada, cheia de dúvidas...mas incrivelmente feliz!
    Bjs Dani!!
    Jad

    ResponderExcluir
  7. oi querida...vim deixar um beijo!!! eu penso bastante nisso, tanto que já mudei alguns habitos que eu tina...
    mas temos que nos policiar sempre né, afinalmae é mae, rsrsrs
    como vc está?
    desejo um otimo fim de semana
    bjus
    quiane

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Dani, primeiro me desculpe pelo sumiço... Segundo, passei aquí ontem e acabei ñ comentando...LINDA mensagem e a imagem da gaiola vazia!!! Nossos filhos são como os pássaros: LIVRES p "voarem" pelo mundo. O importante é eles sempre terem um "ninho" p se aconchegarem. Um ÓTIMO FDS. Beijooooosssss
    BEL.

    ResponderExcluir
  9. Menina cheguei agora e adorei tudo que vi por aqui Parabéns ja estou te seguindo um abraço!

    ResponderExcluir
  10. daniela. que lindo texto. adorei tua visita em meu blog. sabe, ensinei minhas filhas, a serem independentes, tinha muito medo de faltar aí elas ficariam perdidas.e mãe, quer que os filhos caminhem, o verdadeiro amor liberta, o não amor, aprisiona. com minha neta, fiz a mesma coisa, cuidei desde que nasceu até um ano e meio, qdo foi para creche,sabe doí o coração mais tem que ser deste jeito.e sempre digo a ela, mesmo que avó, não esteja contigo, a vó te ama. se é amiga da lucia, é minha também, benvinda no rol . beijocas carinhosas ana lucia

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!