Pessoas Queridas

16 novembro 2010

Passeio no passado

Olá pessoas queridas
Fim de semana com direito a segunda feira preguiçosa, foi uma maravilha, o sol ficou meio tímido, mas tentamos aproveitar ao máximo os dias de descanço. Entre outros, fizemos um passeio que recomendo a todos moradores e turistas da região da Baixada Santista, o passeio da linha turística do bonde de Santos, o chamado "Museu Vivo do Bonde", que chama a atenção para a importancia do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade, o roteiro inclui mais de quarenta atrações históricas do centro de Santos, eu particularmente fiquei encantada com tanta beleza, o que faz de Santos uma cidade especial. 

imagem da net
Nos bondes somos acompanhados por motorneiros, condutores e guias que nos mostram detalhes de um tempo que não volta mais. Abaixo seguem minhas fotos, bem mal focadas por causa da trepidação do bonde:

O Castelinho onde abrigou durante anos o Corpo de Bombeiros de Santos, hoje está sendo restaurado.

Catedral do centro.

Prefeitura Municipal de Santos.

Casa da Frontaria Azulejada, é linda de viver, conta a história que os casarões eram arquitetados dessa maneira por que seus donos moravam na parte superior e tinham seus comercios na parte térrea, onde há vestígios da senzala dos escravos.

Ruínas do Casarão do Valongo em restauração, futuras instalações do Museu Pelé projetado por Oscar Niemeyer.

Estação São Paulo Railway, data de 1867, conhecida como Terminal do Valongo, aqui foram gravadas varias cenas de novelas e mini séries da Rede Globo.

Outeiro de Santa Catarina, belíssima contrução em estilo acastelado é conhecido como  marco inicial do povoamento de Santos.

                           
Bolsa Oficial do Café, a primeira do Brasil, criada em 1914, hoje em dia abriga tambem o Museu do Café no pátio principal.

Depois do passeio pelas ruas do centro velho, voltamos à Bolsa do Café onde conhecemos a Cafeteria do Museu, são servidos vários tipos de café, com várias torras e de vários lugares, lugar super aconchegante e de cheiro espetacular (hummm....café!), ah... lá tambem é oferecido o famoso Jacu Bird Coffee, que pra quem não conhece é aquele preparado com grãos que passam pelo sistema digestivo do pássaro Jacu e sai nas suas fezes, bom a história desse cafezinho é longa, e pra ser sincera não tive coragem de encarar o tal, bebi um outro que veio do Sul de Minas (delícia!), mas para satisfazer a curiosidade geral, o kilo do café do Jacu custa em torno de R$272,00 pasmem!!!

13 comentários:

  1. Já fiz este passeio, é uma delícia mesmo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, o passeio dura o dia todo? Como é? Estou indo para a baixada esse FDS e fiquei super interessada no passeio!!!

    ResponderExcluir
  3. Que passeio lindo!Fotos lindas também e que caro esse café!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Delicia sair assim....lindas as fotos,os lugares...preciso mesmo de um passeio bem leve e gostoso como este.
    Bjs
    Deusa
    Obs:Espero que esteja tudo bem com você.

    ResponderExcluir
  5. Belo passeio...agora vou ali passar um "cafezim", não o do jacu...rsrsrs...vou passar o do sul de Minas "mez"...rsrsrs. Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoraria fazer este passeio!!Quanta história!!Beijos minha flor!!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, td bem?
    Li, gostei e fiquei!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,

    Que delícia de passeio, ameiii!!! Como o Brasil é lindo né??? Adoro esta região, sempre passava férias de verão por aí, bons tempos!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!!! Andava sumida! Ainda bem que estava se divertindo ! Que delícia não é mesmo? Bjks Daniela

    ResponderExcluir
  10. Que vergonha!! Eu mora em Santos e nunca fiz esse passeio.

    ResponderExcluir
  11. Há algum tempo passeio pelo seu blog. Mas hoje olhei e li como se nunca o tivesse visto, como se houvesse alguma coisa no "ar". Gostei mais ainda. Parabéns por ser tão autêntica.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani tambem ja fiz este passeio no ano passado e adorei, pretendo fazer novamente porque a historia de santos sendo contada desta forma com este passeio maravilhoso fica fantastica. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que fotos lindas do seu passeio, amei a dica, vou incluir no meu roteiro para uma futura viagem...rsrs quanto ao café o do Jacú deve ser até bem gostoso...mas também não sei se consigo deixar de lado o preconceito....rsrs.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!