Pessoas Queridas

31 agosto 2009

Considerações de uma cabecinha de 3 anos

A tempos quero falar sobre uma situação; uma das muitas que acontecem aqui em casa com as crianças, e acredito que aconteça na maioria dos lares onde habitam seres humanos menores de 4 anos, idade esta repleta de certezas absolutas sobre todos os tipos de assuntos.

imagem da net


Meu filho mais velho tem 3 anos, como já havia comentado antes com voces, e não sei se já está na fase das perguntas, mas independente de estar ou não o que importa é que ele faz perguntas tipo metralhadora, 300 por minuto; nem sempre respondo todas com respostas, mas sim com outras perguntas, a fim de saber até onde vai seu conhecimento sobre o assunto e foi assim quando ele me perguntou sobre a água do planeta...
"Mãe o Doki (personagem do Discovery Kids) disse pra cuidar da água do planeta, como assim mãe?"
"Como assim o quê?"
"Como que a gente cuida da água?"
"Não desperdiçando."
"Mas o que significa isso?"(ele usa muito a palavra:significa)
"Significa não usar sem necessidade. Cuidar da água do planeta significa usar direitinho a água sem deixar a torneira, a mangueira e o chuveiro aberto para a água ir toda embora sem motivo."
"Ah!...entendi!"...e saiu andando satisfeito com a resposta.
Quase uma semana depois, indo ao banheiro com o pai e o assistindo a apertar o botão da descarga, ele disse: "Pai não pode dar muita descarga, porque acaba com a água do planeta!" Mal acreditamos que ele havia juntado a informação do Doki com a explicação que dei a ele, e chegou sozinho à conclusão sobre a descarga. E disse mais:"Quando fizer só xixi não precisa dar descarga!" concluiu ele...
Ficamos tão felizes por ver que nosso filho com apenas 3 anos se preocupa com os recursos naturais e  com meio ambiente. Isso mesmo, água é um bem valioso e não podemos desperdiçar!  

4 comentários:

  1. oi Daniela

    Realmente esta nova geração é muito inteligente e com certeza vai cuidar melhor do planeta que a nossa.
    Bjus pra o seu fofo!!!
    ana maria

    ResponderExcluir
  2. Será que vem um biologuinho por aí?

    ResponderExcluir
  3. Tá vendo como eles aprendem, uma graça! Querida, vim agradecer seu comentário lá no blog sobre minha cortina, adorei o que vc falou. Obrigada!

    Daniela, estou participando de uma promoção, dê uma passadinha lá no blog e, se achar que eu mereço, vote em mim. Obrigada.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que coisa fofa!! Eu tenho um bebê de 6 meses...e já fico imaginando como será qdo ele estiver nessa fase!! Parabéns pelo filhote!! E dá uma passadinha lá no meu blog!!
    Bjs...
    Jad

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos: Comentários e perguntas responderei aqui mesmo!